Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

Reproduçao

Reproduçao


 

PARA CRUZÁ-LOS

A partir dos quatro meses, os hamsters já podem reproduzir e no cio, a fêmea pode ficar bem irritada além de soltar um odor pela vagina. Para saber se a fêmea está no cio, coloque dois dedos (como se fosse pegá-la) levemente na cintura. Se ela ficar dura e “arrebitar” o traseiro, provavelmente está no cio.
Nunca cruze hamsters de espécies diferentes, por exemplo, sírio com anão-russo etc., pois eles têm tamanhos e genitálias diferentes, o que pode causar brigas até morte.

 

HAMSTERS BEBÊS. HTTP://FLICKR.COM/PHOTOS/CRYZTALVISIONS
Caso tenha interesse de cruzar seu hamster, escolha uma parceira da mesma idade ou mais nova que o macho e entre aproximar os dois aos poucos até que eles tenham interesse e resolvam cruzar. O bom é deixar as gaiolas pr
óximas durante uma semana antes de cruzá-los. Fique sempre por perto e retire o macho logo após o cruzamento.
Se sua fêmea engravidar, evite pegá-la e reforce sua alimentação com bastante vegetais e legumes e deixa-a descansar bastante. A gestação dura cerca de 20 e em cada ninhada, podem nascer cerca de 6 a 17 filhotes.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

PARA SABER O SEXO

Para descobrir qual o sexo do seu hamster, segure-o na palma da mão sem apertar muito e vire-o de barriga para cima. No macho, o pênis e o ânus tem uma distância aproximadamente de 1,5 cm a 2 cm e na fêmea, a vagina e o ânus são praticamente juntos, tanto que fica complicado saber onde é um e onde é o outro. O sexo fica mais fácil de ser identificado lá pelos dois meses de idade e no hamster sírio, cujo macho apresenta grandes sacos escrotais.
 
Macho Adulto
Fêmea adulta
 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

FILHOTINHOS

Ao nascer, os filhotes são rosados, cegos e sem pêlos. Os pêlos vêm entre 15 dias e durante este tempo, não toque nos filhotes e nem limpe a gaiola, pois se caso mexer em algum dos filhotes a mãe pode rejeitar e chegar a matar o mesmo. A mãe normalmente come alguns filhotes defeituosos, logo após seu nascimento. Isso é, apesar de chocante, para assegurar que sua ninhada seja forte. Lembre-se de não tocar nos filhotes nem na mãe. O ideal é manter a gaiola com os filhotinhos e a mãe num local de penumbra, sem agitação e sem sons altos, mas ainda assim com boa respiração de ar.
Quando os filhotes estivem com 20 dias, separe-os da mãe, pois ela começará a ficar brava com eles, podendo chegar a matá-los. Isto no caso dos sírios somente. Coloque-os separados em outra gaiola. Já é possível doá-los com 25 dias. Depois de 40 dias, eles começam a brigar entre si. Já vi olhos machucados e filhotinhos sem orelha. NÃO os mantenha juntos depois desse período, cada um precisa de uma gaiola própria. No caso dos sírios, somente. Evite aceitar animais de pet-shops que não ligam para os filhotinhos que lá estão vivendo. Esta falta de interesse por seu bem-estar pode também gerar doenças nos hamsters bebês e o caso do novo dono adotar uma hamster fêmea já grávida.
Procure evitar o cruzamento de irmãos ou parentes, pois a probabilidade de alguma doença ou defeito genético é maior.
DICA: Deixe a mamãe grávida numa gaiola com um único andar (direto na serragem) e sem rodinha. Se possível, uma gaiola com uma bandeja alta, para os nenéns não caírem tragicamente para fora. É que os hammies pequenos passam pelas grades, e se a mãe levá-los para um andar acima ou eles caírem na rodinha, podem se machucar feio.
Estágios de crescimento dos filhotinhos
São filhotinhos de Anão-Russo Campbells, mas podem servir de base para saber se o crescimento da ninhada está indo bem. As imagens são de okoru ,  você pode vê-las no tamanho grande lá. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário